Raspagem

Você escova os dentes todos os dias, assim como passa o fio dental e o enxaguante bucal diariamente e acredita que está fazendo tudo certo na limpeza dos dentes. Até que um dia, eis que sua gengiva sangra ao passar o fio dental. E isso começa a acontecer com frequência, ao mesmo tempo que nota um amarelamento nos dentes acima do normal e um aumento na sensibilidade dos dentes.

Se isso está acontecendo com você, é sinal de que você precisa fazer uma raspagem dental. Continue acompanhando o post de hoje e saiba mais sobre esse procedimento:

RASPAGEM DENTAL OU TRATAMENTO PERIODONTAL

A raspagem dos dentes é um tratamento odontológico muito eficaz para remover o tártaro que se instala entre a gengiva e os dentes, podendo causar gengivite ou doenças mais sérias. A raspagem dental tem como objetivo remover o tártaro e tratar a gengivite. Caberá ao seu dentista indicar a necessidade e o momento certo de fazer o tratamento.

CAUSAS DO TÁRTARO E DA GENGIVITE

A higiene inadequada, o fumo, o stress, a baixa imunidade e os maus hábitos alimentares podem deixar a gengiva sensível às infecções decorrentes da instalação de uma mistura de bactérias, saliva, cálcio e restos de comida que se instalam entre a gengiva e os dentes formando a placa dental. Quando endurecida, essa placa forma o tártaro que, por sua vez, pode acarretar na inflamação da gengiva — a gengivite.

TRATAMENTO DE RASPAGEM DENTAL

A raspagem pode ser feita em uma a até quatro sessões, dependendo do grau do tártaro nos dentes e da inflamação na gengiva. Veja quais são as etapas do procedimento:

RASPAGEM

Remoção da placa bacteriana endurecida por meio de ultrassom e instrumentos odontológicos. A placa e a película bacteriana devem ser removidas tanto da superfície dos dentes quanto abaixo da linha da gengiva. Em casos mais sérios, pode ser necessária a limpeza dos ossos também.

ALISAMENTO RADICULAR

É raspagem da raiz do dente para reduzir a inflamação. Ao raspar essa área, o dentista alisa as regiões irregulares e impede a reincidência da placa bacteriana. O alisamento é feito para remover as rugosidades que restaram da raspagem com o intuito de deixar os dentes lisos e recuperar a aparência saudável.

POLIMENTO

O polimento dos dentes é feito com pastas polidoras com adição de flúor para ajudar a recuperar as estruturas dentárias tratadas.

CUIDADOS APÓS A RASPAGEM DENTAL

Dependendo do caso, o tratamento deverá ser continuado em casa com uso de antibióticos (no caso de inflamação grave ou infecção purulenta) e enxaguantes bucais específicos.

É fundamental que essa fase seja seguida pelo paciente para evitar outros problemas bucais ou mesmo de outras partes do corpo, já que não se quer que a infecção se espalhe. A prevenção de uma nova gengivite se faz com a correta higienização bucal diária e visitas regulares ao dentista.

BENEFÍCIOS DA RASPAGEM DENTAL

• Remoção de placa bacteriana ou do tártaro;
  • Cura do processo inflamatório (gengivite) e/ou infeccioso;
  • Diminuição da ocorrência da gengivite e de infecções bucais;
  • Interrupção do sangramento da gengiva;
  • Impedir doenças que podem causar perda dos dentes;
  • Manter a saúde dos tecidos em volta dos dentes.

A IMPORTÂNCIA DO PERIODONTISTA NA RASPAGEM DENTAL

Quando há pouco acometimento da raiz dental e uma gengivite leve, o cirurgião dentista pode realizar a raspagem dental. Mas quando a doença já envolveu a raiz dos dentes, ou pior, já chegou aos ossos, havendo um processo infeccioso com pus ou inflamação severa, seu dentista o encaminhará a um periodontista — o dentista especializado em tratar as doenças periodontais.

O periodontista realizará um tratamento profundo e bem específico que poderá durar até quatro sessões e com uso de anestesia, se preciso. Este profissional é fundamental pois, quando a gengivite é grave, pode haver até mesmo perda de dentes.

Raspagem

RASPAGEM DENTAL OU TRATAMENTO PERIODONTAL

CAUSAS DO TÁRTARO E DA GENGIVITE

TRATAMENTO DE RASPAGEM DENTAL

RASPAGEM

ALISAMENTO RADICULAR

POLIMENTO

CUIDADOS APÓS A RASPAGEM DENTAL

BENEFÍCIOS DA RASPAGEM DENTAL

• Remoção de placa bacteriana ou do tártaro;
  • Cura do processo inflamatório (gengivite) e/ou infeccioso;
  • Diminuição da ocorrência da gengivite e de infecções bucais;
  • Interrupção do sangramento da gengiva;
  • Impedir doenças que podem causar perda dos dentes;
  • Manter a saúde dos tecidos em volta dos dentes.

A IMPORTÂNCIA DO PERIODONTISTA NA RASPAGEM DENTAL

× Atendimento WhatsApp